quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Caetano Veloso – Cê

Na época de lançamento de “Cê”, de Caetano Veloso, em 2006, muito foi falado que esse era o álbum mais rock do cantor baiano. Antes de qualquer coisa, “Cê” é um disco de Caetano Veloso e isso é o principal de toda essa história. O dito “rock” pela imprensa chega a flertar bem de leve com o som do Los Hermanos, na época de “Bloco do Eu Sozinho”, 2001, ou de “Ventura”, de 2003.

Enquanto a banda do mega-hit “Anna Júlia” procurou a mistura de rock com MPB partindo do rock, agora é a vez de Caetano Veloso realizar o mesmo vindo de uma longa carreira na MPB. Por isso, caso esteja pensando em comprar “Cê”, não espere um CD de rock clássico, mas algo próximo ao Los Hermanos. E isso já fica bem explícito desde a primeira música: “Outro”.

Em “Outro”, a voz aguda de Caetano Veloso entra de forma inesperada para quem espera um CD de rock. É verdade que raramente o compositor baiano esteve tão próximo do som criado nos Estados Unidos. “Outro” tem uma sonoridade bem próxima ao Los Hermanos. Só a voz fina de Caetano Veloso é o que contrasta.

“Minhas Lágrimas” já é mais lenta e introspectiva. “Rocks” faz jus ao nome e apresenta guitarra distorcida, riff, solo e a bateria simples do ritmo imortalizado por grandes ícones como Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones. Caetano Veloso homenageia um dos maiores compositores brasileiros que já viveram em “Waly Salomão”, um grande amigo seu. O cantor gravou composições dele, mas letra mais famosa de Waly Salomão é “Vapor Barato”, com Jards Macalé.

“Não Me Arrependo” traz paz na junção da voz de Caetano Veloso com bateria, baixo, teclado e um violão ao fundo. O baiano mostra um pouco de sua brasilidade em “Musa Híbrida”. Uma das melhores faixas de “Cê” é “Odeio”, que remete a algo como à banda inglesa The Who, em “Who Are You”, 1978. Nessa música, Caetano canta o refrão “odeio você” como qualquer um cantaria “eu te amo”. Outra parte que me chamou a atenção também foi o jogo de palavras em “veio enfim o emeio de alguém”.

Em “Homem”, Caetano Veloso faz uma engraçada homenagem às mulheres. Confira a letra inteira da música abaixo. Ele canta com sotaque de português de Portugal em “Porquê?”, com sua letra minimalista: “Estou-me a vir / E tu como é que te tens por dentro? / Porquê não te vens também?”. Enfim, Caetano Veloso viajou por outras bandas, mas o som ainda é MPB. Em “Cê”, ele traz algo de rock, mas é essencialmente MPB.



Músicas de “Cê”

1. Outro
2. Minhas Lágrimas
3. Rocks
4. Deusa Urbana
5. Waly Salomão
6. Não Me Arrependo
7. Musa Híbrida
8. Odeio
9. Homem
10. Porquê?
11. Um Sonho
12. O Herói



Letra de “Homem” (Caetano Veloso)

não tenho inveja da maternidade
nem da lactação
não tenho inveja da adiposidade
nem da menstruação

só tenho inveja da longevidade
e dos orgasmos múltiplos
e dos orgasmos múltiplos

eu sou homem
pele solta sobre o músculo
eu sou homem
pêlo grosso no nariz

não tenho inveja da sagacidade
nem da intuição
não tenho inveja da fidelidade
nem da dissimulação

só tenho inveja da longevidade
e dos orgasmos múltiplos
e dos orgasmos múltiplos

eu sou homem
pele solta sobre o músculo
eu sou homem
pêlo grosso no nariz

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...