sexta-feira, 23 de maio de 2008

The Best Of Nazareth

O Nazareth é uma das grandes bandas do hard rock, sucesso, principalmente, nos anos 1970. Surgido em 1968, o grupo passou por diversas trocas de integrantes, mas o vocalista Dan McCaferty e o hoje baixista Pete Agnew permaneceram desde os primórdios até agora. Muitas pessoas não lembram do grupo pelo nome, porém quando se fala na canção “Love Hurts” as coisas mudam de figura.

Esta canção (“Love Hurts”), aliás, inicia a coletânea “The Best Of Nazareth”. Só que apesar de mais famosa, a versão do Nazareth não é a original. Os compositores e primeiros a lançar tal música foram os Everly Brothers.

Como toda coletânea de jurássicos do rock, “The Best Of Nazareth” é uma seqüência de clássicos. “This Flight Tonight” tem uma guitarra que realmente nos remete a um vôo de avião (flight = vôo). Em seguida, uma canção que fez mais sucesso no Brasil do que em outros países: “Broken Down Angel”, um rock cadenciado com um refrão marcante.

Saber tocar as diversas maneiras do chamado hard rock da década de 1970 é o forte do Nazareth, assim como a voz marcante de Dan. Um pouco mais acelerado do que “Broken Down Angel”, “Shanghai’d In Shanghai” exemplifica bem o que estes escoceses sabem fazer. Outro clássico com um belo riff de guitarra é “Bad Bad Boy”.

Produzida por Roger Glover, baixista do Deep Purple, “Razamanaz” é mais uma faixa com todo o vigor rock and roll. Num estilo mais dançante, “Turn On Your Receiver” demonstra que a banda desenvolve várias das possibilidades dentro do estilo. “Hair Of The Dog” conta com mais um riff bem elaborado e refrão rasgado.

Outra forma de tocar rock está em “My White Bycicle”, Dan canta em falsete para depois descambar em um refrão com letra simples, mas ao mesmo tempo certeira. O Nazareth chega a flertar com a country music em “Holy Roller” e “Place In Your Heart”. Mas o som pesado volta em mais uma bela frase de guitarra em “Whippin’ Boy”.

O Nazareth também sabe compor baladas românticas como em “Where Are You Now”. Na faixa “Morning Dew”, há uma seqüência interessante: primeiro entra o chimbal, depois o baixo e a guitarra cortante distorcida. O vocal aparece manso até explodir no refrão. Esta é uma das melhores músicas do disco. Nas duas últimas canções da coletânea, o Nazareth se derrama em baladas tanto em “Sunshine”, como no mega-sucesso no Brasil: “Dream On”.



Músicas de “The Best Of Nazareth”

1. Love Hurts
2. This Flight Tonight
3. Broken Down Angel
4. Shanghai’d In Shanghai
5. Bad Bad Boy
6. Razamanaz
7. Turn On Your Receiver
8. Hair Of The Dog
9. My White Bycicle
10. Holy Roller
11. Place In Your Heart
12. Whippin’ Boy
13. Where Are You Now
14. Morning Dew
15. Sunshine
16. Dream On



Integrantes atuais do Nazareth

Dan McCaferty – vocal
Pete Agnew – baixo
Jimmy Murrison – guitarra
Lee Agnew – bateria


Site oficial: http://www.nazarethdirect.co.uk/


Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...