quinta-feira, 29 de maio de 2008

Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Um dos discos mais importantes da história do rock, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” é considerado uma obra prima por diversos críticos e personalidades do mundo da música. Neste álbum, a impressão geral é que os Beatles chegaram ao seu ápice de criatividade e de interação entre os integrantes. Posteriormente, cada vez mais, eles se distanciariam até o fim da maior banda de todos os tempos em 1970.

Lançado em 1967, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” influenciou milhares de artistas. Antes mesmo de sua concepção, ele fez parte da história por servir de resposta para “Pet Sounds”, dos Beach Boys. Só para citar algumas dos artistas que não passaram em branco pelo álbum, no Brasil, os Mutantes, tinham muito do que os Beatles criaram aqui.

Cássia Eller fez uma versão da canção “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” em seu Acústico MTV. “Lucy In The Sky With Diamonds” recebeu uma tradução, intitulada “Você Ainda Pode Sonhar”, de Raul Seixas quando ainda se chamava Raulzito e tocava com os Panteras. A mesma faixa já foi regravada por diversos astros do rock como o Bono, vocalista do U2. “With A Little Help From My Friends” foi muito bem cantada por Joe Cocker, inclusive em sua participação do lendário festival Woodstock, de 1969, símbolo da era hippie.

O disco “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” tem uma série de curiosidades, a começar pela sua própria capa recheada de ícones de várias origens, como Marilyn Monroe, Edgar Allan Poe, Karl Marx, Albert Einstein, Marlon Brando e Bob Dylan, além dos próprios Beatles em duas versões: quando iniciaram em 1962, com ternos e cara de bons-moços; e em sua versão psicodélica na Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta.

Muito foi falado que “Lucy in the Sky with Diamonds” seria uma referência à droga LSD, por suas iniciais, porém John Lennon tratou de negar e dizer que a inspiração para a letra veio de um desenho de seu filho Julian, na época com quatro anos, em que aparecia uma amiga de escola chamada Lucy Richardson com estrelas no céu.

Além das canções mais famosas, o álbum “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” apresenta várias belas músicas. “Getting Better”, escrita por Paul McCartney, é uma feliz faixa de rock despretensioso. Há uma beleza como a feita pelos Beach Boys de “Pet Sounds” em “She’s Leaving Home”.

Em diversas canções, os Beatles flertam com o jazz tradicional como “Fixing A Hole” e “Being For The Benefit Of Mr. Kite”. Há uma forte influência indiana na composição “Within You Without You” de George Harrison. “When I’m Sixty-Four”se aproxima bastante dos musicais da Broadway.

Um rock característico dos Beatles é “Lovely Rita”. “Good Morning Good Morning” é especialmente psicodélica ao estilo dos britânicos Fab Four. Quase no final do disco, a Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta voltam se despedindo. Para fechar o clássico álbum, uma bela balada: “A Day In The Life”.


Músicas de “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”

1. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
2. With A Little Help From My Friends
3. Lucy in the Sky with Diamonds
4. Getting Better
5. Fixing A Hole
6. She’s Leaving Home
7. Being For The Benefit Of Mr. Kite
8. Within You Without You
9. When I’m Sixty-Four
10. Lovely Rita
11. Good Morning Good Morning
12. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
13. A Day In The Life



Integrantes de The Beatles:

John Lennon – vocal e guitarra
Paul McCartney – vocal e baixo
George Harrison – vocal e guitarra
Ringo Starr – bateria


Para ver mais The Beatles:
1 - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:37

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...