quinta-feira, 15 de maio de 2008

The Beach Boys – Pet Sounds


Os Beach Boys são conhecidos por sua surf music pelo público em geral, principalmente com seus sucessos “Good Vibrations”, “Wypeout” e “Surfin’ USA”. Porém quem se aprofunda no mundo musical descobre uma pérola de 1966: o disco “Pet Sounds”, que aparece em várias listas dos melhores álbuns de todos os tempos; e chega a figurar, até mesmo, a primeira colocação.

Por poucos anos, os Beach Boys disputaram com os Beatles quem fazia o melhor disco. Após ouvir “Rubber Soul”, dos Beatles, em dezembro de 1965, o vocalista Brian Wilson decidiu tentar algo melhor. Ele admite que sentia necessidade de competir com os britânicos. Com isto, “Pet Sounds” traz diversas ambientações em belas músicas no mesmo ritmo que os Fab Four estavam fazendo.

O trabalho sonoro de “Pet Sounds” trouxe muito mais do que guitarras, baixo e bateria. As faixas incluem diversos instrumentos como percussão, sinos, piano, órgão, saxofone, trompete, clarinete, violinos, violas, cellos e flautas. Toda esta profusão de sons cria canções precisas como obras clássicas para orquestras.

No encarte da versão em CD de “Pet Sounds”, Brian Wilson elucida que estava com obsessão de explicar, musicalmente, como se sentia por dentro. “Foi um projeto especial porque o mundo havia me escutado através dos Beach Boys, mas, com este álbum, eu precisava exteriorizar o meu coração e a minha alma para os meus fãs e o público”, revelou.

“Quando você faz um grande álbum, é bom para a sua confiança e isto diz para você que pode continuar gravando no mesmo espírito. Eu realmente realizei um sonho com este álbum”, disse Wilson em seu texto de março de 1990, quando “Pet Sounds” foi relançado em CD.

Devido a todo este contexto, o disco ganhou grande importância entre a classe artística. Segundo o beatle Paul McCartney, ninguém é educado musicalmente antes de ter escutado “Pet Sounds”. Já outro fab four, o guitarrista George Harrison desvenda que “sem ‘Pet Sounds’, ‘Sgt. Peppers’ não teria acontecido... ‘Sgt. Peppers’ foi uma tentativa de igualar ‘Pet Sounds’”.

Musicalmente, “Pet Sounds” é bastante próximo aos Beatles em sua época mais introspectiva depois de serem os “Reis do Iê-iê-iê” e antes da psicodelia de “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”. Faixas bem trabalhadas com texturas diversas e vocal cuidadosamente colocado formam um som limpo, claro e lento. Uma perfeição de quem trabalhou cada âmbito da canção com extremo esmero.

“I’m Waiting For The Day” é um belo exemplo de tal perfeccionismo com a bateria entrando no momento certo e um vocal inspirador. “Sloop John B” conta com um baixo marcante e um glockenspiel, instrumento como xilofone, seguindo toda a canção. “God Only Knows” tem uma apaixonante letra: “Só Deus sabe o que eu seria sem você”.

A faixa que Brian Wilson mais gosta é “Caroline No”. “Minha voz estava suave neste tempo”, declara, revelando que estava apaixonado na época da gravação, o que teria determinado o estilo de voz.



Músicas de “Pet Sounds”:

1. Wouldn’t It Be Nice
2. You Still Believe In Me
3. That’s Not Me
4. Don’t Talk (Put Your Head On My Shoulder)
5. I’m Waiting For The Day
6. Let’s Go For Awhile
7. Sloop John B
8. God Only Knows
9. I Know There’s An Answer
10. Here Today
11. I Just Wasn’t Made For These Times
12. Pet Sounds
13. Caroline No
14. Hang On To Your Ego (faixa bônus)


Integrantes dos “Beach Boys” na época:

Brian Wilson – vocal, baixo e teclado
Carl Wilson – vocal e guitarra
Dennis Wilson – bateria
Mike Love – vocal
Al Jardine – vocal e guitarra

Bruce Johnston – vocal, baixo e teclado nos shows (pois Brian Wilson não fazia mais shows)

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...