quinta-feira, 17 de abril de 2008

Rolling Stones – Let It Bleed

O final da década de 1960 e início da de 1970 é a época áurea dos Rolling Stones. Foram nestes anos que os principais sucessos e melhores discos da banda foram lançados pela primeira vez. “Let It Bleed”, de 1969, é uma das pérolas apresentadas ao público. O rock básico com as limitações na produção do período torna o som inconfundível, da melhor qualidade.

“Let It Bleed” é recheado de canções apresentadas até os dias atuais pelos Rolling Stones em seus shows. A faixa de abertura “Gimme Shelter” já foi tema inicial de várias apresentações da banda e tem cacife para tanto. Segundo Bruno MacDonald, no livro “1001 discos para ouvir antes de morrer”, “Gimme Shelter” também é nome de um documentário sobre os Stones, que mostra um fã sendo esfaqueado, em 1968, durante um espetáculo no Altamont Speedway.

Após o rock do começo do álbum, Mick Jagger e companhia emendam um blues digno dos antigos cantores negros do estilo, em “Love In Vain”. A faixa conta a história de um amor em vão que se foi com um trem, roteiro típico de um blues. “Country Honk”, como o título já indica, puxa para a música country, com direito até a rabeca. É interessante notar, que em CDs ao vivo posteriores, como no “Live Licks”, de 2004, esta mesma canção aparece com outro nome: “Honky Tonk Women”.

O rock volta à ativa com força total em “Live With Me”. Com uma sonoridade muito próxima de “Country Honk”, inclusive com o mesmo andamento, a canção título do disco, “Let It Bleed”, só não contém um refrão tão forte quanto à música que vem antes. O blues é novamente apresentado pelos Stones em “Midnight Gambler”, com gaita tocada pelo vocalista Mick Jagger.

O ar campeiro aparece no álbum através da faixa “You Got The Silver”, cantada pelo guitarrista Keith Richards. Em todos os discos e nos shows, ele sempre faz a voz de, pelo menos, uma canção. “Monkey Man” foi composta em férias tranqüilas na Itália, apesar de ser tensa, de acordo com Bruno MacDonald.

Uma bela música, que tem início com um coral e está presente em diversos shows, inclusive no DVD “Rock And Roll Circus”, de dezembro de 1968, é “You Can’t Always Get What You Want”. A mensagem é bem clara: “você não consegue sempre ter o que quer”.


Músicas de “Let It Bleed”

1. Gimme Shelter
2. Love In Vain
3. Country Honk
4. Live With Me
5. Let It Bleed
6. Midnight Gambler
7. You Got The Silver
8. Monkey Man
9. You Can’t Always Get What You Want


Integrantes dos Rolling Stones na época:

Mick Jagger – vocal e gaita
Keith Richards – guitarra, violão e vocal
Mick Taylor – guitarra
Bill Wyman – baixo
Charlie Watts – bateria

Site oficial: http://www.rollingstones.com/

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...