quinta-feira, 27 de março de 2008

Fatboy Slim – Halfway Between The Gutter And The Stars

A música eletrônica sofre certo preconceito dos críticos de música. É difícil que um dos gabaritados conhecedores da arte respeitem um disco feito com colagens de outros sons. Entretanto além dos bate-estacas sem variação de tom, existem disc-jokeys (DJs) que produzem interessantes emaranhados sonoros. Um destes é Fatboy Slim, o mais famoso de todos os DJs do mundo. Ele também sofre preconceito da comunidade eletrônica por ser mais popular do que técnico.

Após o estrondoso sucesso de “You’ve Come A Long Way, Baby”, de 1998, o inglês, cujo nome de nascença é Quentin Leo Cook e também conhecido como Norman Cook, lançou “Halfway Between The Gutter And The Stars”, em 2000. O terceiro disco de sua carreira de DJ traz a conhecida “Star 69”, com sua frase “What A Fuck”.

O álbum começa com “Talking Bout My Baby”, uma livre interpretação em cima de “Macon Hambone Blues”, de Jimmy Hall, do Wet Willie. Depois cai em “Star 69”, canção que Fatboy Slim utiliza em praticamente todos os seus sets. Contém sample (sample é um pedaço de uma música) de “I Get Deep”, de Roland Clark, muito utilizado na house music, o estilo de música eletrônica em que o som de Norman Cook se enquadra.

Em “Sunset”, Fatboy Slim apela para um ícone do rock e utiliza “Bird Of Prey”, de Jim Morrison, o vocalista do The Doors. Já a Macy Gray de “Love Life” não é sample, mas ela mesma cantando. “Ya Mama” é rock com batida forte para dançar.

O funk funciona bem em “Mad Flava”, com elementos da faixa “The Kettle”, do Colosseum, além de outras duas canções: “Shake Whatcha Mama Gave Ya”, de Stik-E and The Hoods; e “Let The Rhythm Pump”, tocada por Doug Lazy. Discos de DJs são recheados de músicas obscuras de artistas quase sempre desconhecidos para a grande massa.

“Retox” tem batida mais rápida do que as faixas anteriores, sem descambar para ritmos mais acelerados como o que caracteriza o psy. O clipe de “Weapon Of Choice” é bem interessante, com o ator Christopher Walken dançando levemente, tão leve que chega a voar. Confira em http://www.youtube.com/watch?v=sMZwZiU0kKs.

“Drop The Hate” contém um sample de “Answer To Watergate”, do reverendo W. Leo Daniels. Mesmo assim é acelerada e dançante. Enquanto que “Demons” é mais introspectiva e pouco lembra a música eletrônica feita para festas. Contém elementos de “I Can’t Write Left Handed”, de Bill Withers, e a voz de Macy Gray novamente. A longa “Song For Shelter” fecha o disco e traz, mais uma vez, “I Get Deep”.



Músicas de “Halfway Between The Gutter And The Stars”

1. Talking Bout My Baby
2. Star 69
3. Sunset (Bird Of Prey)
4. Love Life
5. Ya Mama
6. Mad Flava
7. Retox
8. Weapon Of Choice
9. Drop The Hate
10. Demons
11. Song For Shelter


Site oficial: http://www.myspace.com/fatboyslim

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...