quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cake – Comfort Eagle


O Cake é daquelas bandas que são boas, tem um ou dois grandes sucessos e depois não se houve mais falar nelas. Entre as músicas mais conhecidas do grupo norte-americano está “Short Skirt/Long Jacket”, presente no quarto disco “Comfort Eagle”, de 2001. O rock alternativo desgrudado do grupo se caracteriza principalmente pela voz do vocalista John McCrea e do trompete de Vince DiFiore.

“Comfort Eagle” inicia com a batida seca, a guitarra e o trompete de “Opera Singer”. As canções da banda são difíceis de catalogar e, talvez, esta seja a melhor característica deles. Seu som mistura muita coisa entre funk, ska, pop, jazz, rap, country etc. As faixas têm um tom calmo e alegre e, ao mesmo tempo, pausado e mais introspectivo, como acontece em “Meanwhile, Rick James...”.

“Shadow Stabbing” é quase praiana com seu estilo quase dançante. Com uma batida puxando para o funk, o sucesso “Short Skirt/Long Jacket” conta que o cara procura uma garota, até parar no refrão: “eu quero uma garota com saia curta e jaqueta longa”. Confira o clipe em http://www.youtube.com/watch?v=Vd34vJohGXc.

A faixa seguinte, “Commissioning A Symphony in C” segue uma linha mais rock indie, com um teclado acompanhando toda a música. A instrumental “Arco Arena” é uma das melhores do disco e serviria muito bem em uma trilha sonora de filme de ação naqueles momentos em que o plano está sendo feito.

A canção que dá nome ao CD, “Comfort Eagle”, aponta para o rock um pouco mais pesado com uma guitarra marcante e o vocal num quase rap. Outra música muito boa do disco é “Long Line Of Cars”. Ela demonstra bem a sonoridade conhecida do Cake, bateria pausada com guitarra, um som de teclado seguindo e o onipresente trompete.

Mais uma faixa com clipe de “Comfort Eagle” é “Love You Madly”, que mostra mais uma utilidade para as músicas do Cake: servir de fundo para competições de TV, no caso, dois integrantes (Vince DiFiore, trompete; e Pete McNeal, bateria) batalham para mostrar quem é melhor cozinheiro. Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=s8qsCpLxPPo. O mais interessante deste clipe é a aparição do baterista Pete McNeal que entrara na banda no lugar de Todd Ropper depois das gravações de “Comfort Eagle”.

“Pretty Pink Ribbon” mostra melancolia, muitas vezes este elemento se mistura com o humor o que demonstra a ambigüidade da salada sonora do Cake. “World Of Two” encerra o disco quase sonolenta. É o fim de “Comfort Eagle”.



Músicas de “Comfort Eagle”:

1. Opera Singer
2. Meanwhile, Rick James...
3. Shadow Stabbing
4. Short Skirt/Long Jacket
5. Comissioning A Symphony in C
6. Arco Arena
7. Comfort Eagle
8. Long Line Of Cars
9. Love You Madly
10. Pretty Pink Ribbon
11. World Of Two


Integrantes do Cake na época da gravação:

Vince DiFiore – trompete, teclado
John McCrea – vocal, violão, guitarra, teclado, baixo, programação de bateria e percussão
Xan McCurdy – guitarra, percussão
Gabriel Nelson – baixo, teclado
Todd Ropper – bateria, percussão, moog


Site oficial: http://www.cakemusic.com/

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...