quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Pearl Jam (2006)


Com 15 anos de carreira, e muitos sucessos conquistados, o Pearl Jam finalmente lançou um CD auto-intitulado. Mais rock do que os anteriores, o disco de 2006, veio na cola dos shows da banda pelo Brasil em novembro e dezembro de 2005 e não decepcionou. Contando com um órgão Hammond B3 nas apresentações, o grupo trouxe as influências do instrumento para o álbum.

A abertura do disco é direta e explosiva com “Life Wasted” já mostrando para que veio. Música que mais para o final ganha uma versão curtíssima, que tinha chances de se transformar em um grande sucesso se tivesse sido desenvolvida, pois “Wasted Reprise” ficou uma bela canção de 52 segundos de duração com influência do órgão de Boom Gaspar.

A número 2, “World Wide Suicide” foi o primeiro single. Demonstração de que não somente o álbum é mais rock como a música escolhida para tocar nas rádios também o é. No disco anterior de inéditas, “Riot Act” (2002), um dos singles foi a balada “I Am Mine” e outra que ficou famosa entre os fãs foi “Thumbing My Way”, mais uma canção calma.

“Comatose” continua com a pegada que havia tempos o Pearl Jam não mostrava em várias músicas seguidas em um disco de inéditas. “Severed Hand” diminui um pouco o ritmo, mas segue com as guitarras distorcidas e a bateria bem marcada. “Marker In The Sand” apresenta o vocal agudo e característico de Eddie Vedder.

Na faixa 6, finalmente a balada: “Parachutes”. Porém não se limita ao som de violão simplesmente em compasso 4x4, o mais tradicional do rock. “Parachutes” tem uma complexidade maior no tempo, o que dá certo charme para a canção.

Entretanto, a calmaria não passa de uma música. “Unemployable” volta com as guitarras distorcidas. A “veia rock” retorna com força em “Big Wave”. Em seguida, o Pearl Jam segura mais uma vez a velocidade do álbum e apresenta “Gone”, que começa devagar e aumenta, como a banda já fez anteriormente em canções como “Better Man”, de “Vitalogy”, disco de 1994.

A balada “Come Back” parece ser o fim do disco. Mas o Pearl Jam ainda dá um último gás para fechar com “Inside Job”, uma canção de violão com certo ar soturno e ao mesmo tempo belo, que termina com guitarras e bateria pontentes.


Integrantes do Pearl Jam:

Jeff Ament – baixo
Stone Gossard – guitarra
Mike McCready – guitarra
Eddie Vedder – vocal e guitarra
Matt Cameron – bateria e percussão


Músicas do disco “Pearl Jam”

1. Life Wasted
2. World Wide Suicide
3. Comatose
4. Severed Hand
5. Marker In The Sand
6. Parachutes
7. Unemployable
8. Big Wave
9. Gone
10. Wasted Reprise
11. Army Reserve
12. Come Back
13. Inside Job


Para ver mais Pearl Jam:

Ten - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:1

Site oficial: http://www.pearljam.com/

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...