quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Led Zepelin – II

Em 1969, o Led Zeppelin lançou o seu segundo disco. Após o sucesso do primeiro, auto-intitulado também de 1969, com clássicos do rock como “Babe I’m Gonna Leave You” e “Dazed And Confused”, a banda inglesa retornaria para continuar a sua saga histórica. “II” trouxe mais músicas do melhor do rock. “Whole Lotta Love” e “Moby Dick” são duas que fariam parte de todos os shows do grupo dali por diante.

Segundo Joel McIver, colaborador do livro “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”, as faixas “Whole Lotta Love”, “The Lemon Song” e “Bring It On Home” são baseadas em clássicos eternos do blues e mantêm uma crueza que teria sido polida se houvesse mais tempo e dinheiro para se fazer o disco, gravado em meio aos shows de uma turnê pelos Estados Unidos.

O álbum abre com o maior clássico entre as nove músicas: “Whole Lotta Love”. Durante anos, a canção foi tema do programa musical da TV britânica “Top Of The Pops”, no ar até hoje. A guitarra pesada de Jimmy Page, o baixo preciso do John Paul Jones, o vocal gritado de Robert Plant e a poderosa bateria de John Bonham. Está tudo nesta música, que ainda tem uma parte mantida pela bateria, muito utilizada para improvisos nos shows, o que aumentava a duração de 5 para mais de 10 minutos.

“What Is And What Should Never Be” apresenta uma sutileza apesar do som pesado, este estilo foi muito presente nas apresentações do Led Zeppelin. Em seguida, “The Lemon Song” mantém a levada num blues, ritmo de influência na banda. Mas como várias outras músicas de Plant e companhia, ela muda de compasso algumas vezes.

“Thank You” é uma bela balada em que aparecem bastante os sons do órgão de John Paul Jones. Um grande riff da guitarra de Page está em “Heartbreaker”. É o rock do Led Zeppelin, que fica dançante em “Living Loving Maid (She’s Just A Woman)”. Um clima rural surge nos violões do início de “Ramble On”, mas logo a faixa se transforma em mais uma potente canção do Zeppelin.

Outro grande clássico dos ingleses está na faixa de número 8 do disco. A qualidade musical do Led Zeppelin é tanta que eles inventaram uma música só para introduzir o solo de bateria de John Bonham. É isto que “Moby Dick” mostra. Por sinal, o título da canção é um dos apelidos do baterista.

O segundo álbum da banda fecha com “Bring It On Home”, que começa num blues com direito a gaita de Robert Plant para depois desabar no rock já conhecido do Led Zeppelin.



Integrantes do Led Zeppelin:

Robert Plant – vocal e gaita
Jimmy Page – guitarra
John Paul Jones – baixo e órgão
John Bonham – bateria


Músicas de “II”

1. Whole Lotta Love
2. What Is And What Should Never Be
3. The Lemon Song
4. Thank You
5. Heartbreaker
6. Living Loving Maid (She’s Just A Woman)
7. Ramble On
8. Moby Dick
9. Bring It On Home


Para ver mais Led Zeppelin:

Led Zeppelin - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:33
IV - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:2

Site oficial: http://www.ledzeppelin.com/

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...