quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Foo Fighters – The Colour And The Shape


Em 1997, o Foo Fighters lançou seu segundo disco. “The Colour And The Shape” trouxe grandes sucessos como “Everlong”, “My Hero” e “Walking After You”, esta última fez parte da trilha sonora do filme “Arquivo X”, de 1998, do diretor Rob Bowman.

O líder da banda, Dave Grohl, era baterista do Nirvana e passou a tocar guitarra e cantar na nova empreitada. Mesmo que seu grupo anterior tenha tido mais sucesso, o Foo Fighters apresenta uma carreira mais duradoura e consolidada, pois continua na ativa até os dias de hoje.

No primeiro disco, homônimo, de 1995, o próprio Dave Grohl, compôs todas as músicas e, em uma semana, gravou todos os instrumentos: bateria, baixo, guitarra e vocal. Tratava-se de uma espécie de carreira solo, depois montou a banda propriamente dita. Já “The Colour And The Shape” contou com os integrantes tocando cada um seu instrumento.

O disco de 1997 começa com o sussurro e calmaria do pouco mais de um minuto (1’23”) de “Doll”. Para depois entrar o rock propriamente dito em “Monkey Wrench”, uma das grandes faixas do álbum. “Hey, Johnny Park!” é uma canção com versos calmos e refrão com guitarra pesada mas vocal mais tranqüilo, o que dá uma sensação diferenciada dos tempos de Nirvana, em que o grito de Kurt Cobain predominava.

“My Poor Brain” começa uma confusão sonora para depois cair em versos sossegados com refrão com mais pegada. O som que ficaria característico do Foo Fighters, desde a distorção da guitarra de Dave Grohl quanto o seu jeito de cantar, aparece em “Wind Up”.

Na faixa 7, entra bateria, depois baixo e, em seguida, guitarra. É a música que quem foi adolescente com MTV em 1997 conhece bem: “My Hero”. Em especial, o clipe é sensacional. Um homem entra em uma casa pegando fogo para salvar um bebê. Em meio às chamas está o Foo Fighters tocando. A banda não fica parada, ela aparece em lugares diferentes. É interessante saber que o vídeo foi filmado em plano-seqüência, ou seja, sem cortes. O vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KVKDQgT_b-Y&feature=related.

“See You” é uma bela canção em violão com um ritmo mais cadenciado como um jazz tradicional. “Enough Space” inicia com um efeito de guitarra, entra um baixo dançante e a distorção conhecida. A faixa é rock com seu ritmo que realmente dá vontade de se mexer. Em “February Stars” as coisas se acalmam.

O grande sucesso de “The Colour And The Shape” está na música de número 11: “Everlong”. Ela também conta com um clipe muito famoso na MTV. Uma história maluca de sonhos com uma família em que os próprios integrantes fazem todos os personagens. Confira o vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=4H0BMfqFP9c.

Em seguida, mais uma música conhecida. A bela “Walking After You” é uma balada com um clipe muito bonito de um amor impedido por paredes e vidros. No Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=QW2XcQird20.


Integrantes do Foo Fighters na época:

Dave Grohl – vocal, guitarra e bateria
Pat Smear – guitarra
Nate Mendel – baixo
William Goldsmith – bateria em “Doll” e “Up In Arms”


Músicas de “The Colour And The Shape”

1. Doll
2. Monkey Wrench
3. Hey, Johnny Park!
4. My Poor Brain
5. Wind Up
6. Up In Arms
7. My Hero
8. See You
9. Enough Space
10. February Stars
11. Everlong
12. Walking After You
13. New Way Home


Site oficial Foo Fighters:

http://www.foofighters.com/


Para ver sobre Nirvana:

Unplugged MTV In New York - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:11

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...