quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Lennon Legend: The Very Best Of John Lennon

John Lennon é um dos artistas mais conhecidos em todo o mundo. Ele é o ex-beatle que teve mais sucesso em sua carreira solo. A coletânea “Lennon Legend” reúne todas as principais canções do cantor assassinado em dezembro de 1980. Ela está disponível tanto em CD quanto em DVD com clipes para todas as músicas. São 20 faixas lançadas originalmente entre 1969 e 1984 (no caso postumamente).

O disco começa com uma das canções mais regravadas de todos os tempos. “Imagine” é a música mais conhecida de qualquer um dos integrantes dos Beatles em carreira-solo. Somente no Brasil, Roberto Carlos, Paulo Ricardo, Daniel e Fábio Jr. são alguns que gravaram versões. Internacionalmente, até Madonna se rendeu ao clássico em seu CD e DVD ao vivo “I’m Going To Tell You A Secret” de 2006.

“Lennon Legend” também contém “Mother”, lançada em 1970, que mostra como John Lennon conseguia criar belas canções com poucos instrumentos, no caso apenas uma bateria e um piano. “Jealous Guy” é um pedido de desculpas para Yoko Ono. O cantor era ciumento e, muitas vezes, chegava a ser violento. Tanto que, durante alguns anos, a artista plástica deixou dele. Mas depois voltaram a ficar juntos.

Em “Power To The People”, Lennon manda uma mensagem direta reivindicando poder para o povo. “Cold Turkey” é um rock em que o vocalista canta os sintomas do efeito da abstinência de heroína (o título da canção seria um apelido para o entorpecente). Em inglês, ele fala “a temperatura está subindo, a febre está alta”, “meus pés estão muito pesados, assim como a minha cabeça” ou ainda “cold turkey me pegou fugindo”.

Na faixa 11 está mais um grande sucesso na voz de John Lennon: “Stand By Me”. “Beautiful Boy (Darling Boy)” é uma homenagem do cantor a seu filho Sean Lennon, hoje, também músico e grande fã de Os Mutantes.

O trio que fecha o disco também é muito bom. “Working Class Hero” conta com um instrumental básico, mas primoroso. “Happy Xmas (War Is Over)” é aquela famosa música de Natal gravada em português com a frase “Então é Natal, e o que você fez? Um ano termina e nasce outra vez”, mais conhecida na voz da cantora Simone. A última música envolve todo o movimento contra a guerra do Vietnã, em que Lennon participou ativamente. “Tudo o que pedimos é dê uma chance para a paz” é basicamente a mensagem de “Give Peace a Chance”.

Se alguém quiser um disco que resuma toda a carreira solo de John Lennon, este é “Lennon Legend: The Very Best Of John Lennon”.



Músicas de “Lennon Legend: The Very Best Of John Lennon”

1. Imagine
2. Instant Karma!
3. Mother
4. Jealous Guy
5. Power To The People
6. Cold Turkey
7. Love
8. Mind Games
9. Whatever Gets You Thru The Night
10. #9 Dream
11. Stand By Me
12. (Just Like) Starting Over
13. Woman
14. Beautiful Boy (Darling Boy)
15. Watching The Wheels
16. Nobody Told Me
17. Borrowed Time
18. Working Class Hero
19. Happy Xmas (War Is Over)
20. Give Peace A Chance



Para ver mais Beatles:

Beatles (1) - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:37
George Harrison (All Things Must Pass) - http://fotolog.terra.com.br/classicosdamusica:9

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...